Norman Bates, O Dono do Bates Motel, Análise Psicológica.

             

O mais notável trabalho de suspense e terror da história da literatura e do cinema, teve como base a caracterização de um único personagem, "Norman Bates". 

Personagem 
Norman Bates, o dono do Bates Motel, o personagem que inspirou os pioneiros do terror, como John Carpenter, que se inspirou nele para criar, Michael Myers e vários outros incontáveis que vieram dele.Norman chamou a atenção de todo o mundo por ser um personagem tão semelhante a realidade, um personagem que chamou muitos a quererem decifra-lo, muitos acreditam que ele é um psicopata, outros que é um psicótico, mas quem é Norman Bates? 
Os psiquiatras forenses Samuel Leistedt e Paul Linkowski, que liderou uma equipe que estudou centenas de filmes, disse que Norman Bates era muito delirante e desconectado da realidade para se qualificar como sendo um psicopata, Bates não está sozinho, hannibal também está nisso. 
Norman é uma lenda do cinema de terror, atualmente ele está em segundo lugar na lisata do maiores personagens do cinema na categoria "vilões", 
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_do_AFI_dos_100_maiores_her%C3%B3is_e_vil%C3%B5es_do_cinema, apesar de não ser uma verdadeiro vilão, mas é um excelente antagonista, eu diria, serial killer culposo" quando não ha intenção de matar".  
 
Romance
 Capa de Primeira edição
Norman Bates é um solteirão de meia-idade, que é dominado por sua mãe, uma, mulher velha que o proíbe de ter uma vida longe dela. Eles compraram um pequeno motel juntos na cidade de Fairvale mas o negócio tem afundou desde que o estado se mudou da rodovia. No meio de uma discussão acalorada entre eles, um cliente chega, uma jovem chamada Mary Crane. 
O romance foi publicado em 1959, e um se não for se principal fundamento é a relação mãe e filho, o romance fez um bom sucesso o que chamou a atenção de Hitchcoock que criou um filme de mesmo nome.
 
Criação e Inspirações. 
 
O romance foi inspirado em um caso de assassinato em serie que ocorreu em uma cidade próxima a casa de Bloch. 
 Bloch vivia 35 milhas (56 km) de distância de Plainfield em Weyauwega .Bloch não procurou se inspirar de inicio no caso Gein, mas na hora ele teve a ideia de criar um personagem que fosse humano e monstro ao mesmo tempo, Bloch foi surpreendido anos mais tarde, quando ele "descobriu quão de perto o personagem imaginário que eu tinha criado lembrava o verdadeiro Ed Gein, tanto no ato evidente e motivação aparente, o que levou a pesquisar o caso e terminar de construir o personagem.   
 
 (Robert Bloch)
 
Em 1959, foi publicado o romance escrito por, Robert Bloch, Psycho, em português, Psicose,  que tinha como protagonista principal, um personagem dominado por sua mãe, uma mulher fanática religiosa e dominadora, pelo menos é tudo que aparenta o começo, já que no romance nós descobrimos que várias das coisas que vimos e ouvimos, não passam de ilusões de uma mente fortemente perturbada.   
Em 1960 o livro ganhou uma adaptação cinematográfica que foi seu maior sucesso, dirigido pelo mestre, O filme de Alfred Hitchcoock.
                                              
 
Adapitação Cinematografica. 
 
A adapitação do filme em 1960, trouxe ao mundo um novo marco no terror, Alfred Hitchcoock criou um filme considerado uma obra de arte cinematografica, estrelado por Anthony Perkins como Norman Bates e Janet Leigh como Marion Crane, o filme teve tanta repercução que teve três sequencia, nenhuma baseada nos livros ou dirigida por Hitchcoock 
 
O Novo Norman
 
No livro, Norman Bates é um solteirão de 40 anos,  careca, bebado bastante instavel, Hitchcoock, detestou isso e recriou o personagem para o Norman de hoje, um homem de 20 anos, que está sempre no controle da situação e de boa aparencia, o que deu nova vida para o personagem, ele também fez questão de manter o mistério de quem é o assassino até o final, sem dar pistas.
 
Na Mente de Bates
"Usando o filme e o livro"
A mente de Norman Bates é algo complexo, mas não impossível de se entender, primeiro temos que separar os fatos, "O Que ele faz?".Sempre que lembramos de Norman Bates nós lembramos da cena do chuveiro, onde uma figura esfaqueia Marion Crane até a morte, mas porque a figura se veste de mulher, é porque ele fez isso?  
 

                                                     

O que vocês viram?   

Para entendermos essa cena temos que voltar para anos antes da história começar, temos que voltar para o dia em que Norman Bates assassinou sua mãe, naquela época, Norman já vivia a vários anos com sua mãe, Norma Bates. 

Norma era uma mulher dedicada e exigente, ela provavelmente tinha bastante ciume dele também, após a morte do pai de Norman, eles viveram juntos, sozinhos em um estado total de co-dependência, sua mãe abriu o Bates Motel e ele a ajudou a administrar o  lugar, mas um dia sua mãe encontrou um amante, e Norman se sentiu traído e excluído por ela, e em um estado tão alto de dependência e ciume, ele se tornou louco, e forjou a morte deles, após o assassinato, a culpa veio a Norman e ele roubou o cadáver da mãe, ele precisava dela para viver, então ele começou a falar com o corpo dela, após tempos conversando com seu corpo, ele desenvolveu  transtorno dissociativo de personalidade e sua realidade foi totalmente alterada, ele se vestia como sua mãe, na maior parte do tempo ele era a mãe.  

(Norma Bates mumificada no porão da casa)

Quando Marion Crane(ou Mary no livro), chega no Motel, ele se apaixona por ela, o que ressuscita o mesmo sentimento que ele sentiu quando sua mãe arranjou um amante, e sua outra personalidade que já havia se tornado "a personalidade dominadora", ficava irada, então ele se vestia como ela e matava a pessoa amada, quando Noman voltava a ser ele mesmo, ele não tinha lembrança alguma, então ele culpava a mãe, quem ele acreditava ser a assassina , brigava com ela, pensava em entrega-la a polícia, mas no fim ele preferia limpar todos os traços do crime que sua amada mãe havia cometido.  
(Janet Leigh como Marion Crane)
 
Então Que Tipo de Problema Tem Norman Bates? 
Vendo isso podemos tirar duas coisas de mente, Peversidade e Sadismo.O caso de Norman é um caso de ciume doentio que levou ele a uma psicose. 
A psicose é um estado da mente humana onde a pessoa pode ter distúrbios de memoria, perda da sanidade e pode facilmente levar a pessoa a esquizofrenia. Norman demostra todos esses sinais, como a perda do senso de realidade, para ele a mã morta tem vida, mesmo que ele tenha que falar por ela. 
 
Psycho?
 
Psycho tem dois significados em inglês, psicose e psicopata, Norman não aparenta ser um psicopata, um psicopata é por definição incapaz de sofre com a psicose ou até mesmo com a neurose.
O Psicopata não se importa com ninguém além de si mesmo e o tratamento da psicopatia só funciona em casos de crianças de dez a quatorze anos, e ela não tem cura, é controlada.
Diferente de um psicopata completo, Norman Bates não tem intenção de prejudicar ninguém, mas sua doença o força. 
Nós E.U.A o termo "psycho", é comumente usado para se referir a loucura, não a psicopatia, apesar de alguns casos isso ocorrer, psycho é referido a pessoa como podemos disser, que faz besteiras que seria disser, "você está louco", ou até mesmo um doente mental, como no caso de Norman Bates.
 
Infância e Série. 
 
                 
Em 2013, saiu a série, Bates Motel, que conta história da juventude de Norman Bates, nela ele tem um irmão,  nós vemos vários elementos psicológicos que levaram Norman a loucura, mas a série também mostra que ele sempre teve um lado psicótico, seguindo o filme de Hitchcoock, no qual é dito que ele já era muito perturbado, desde a morte do pai, a série é atuda por Vera Farmiga como Norma Bates e Freddie Highmore como Norman. 
 
Super Proteção Por Norma. 
 
Na série é reforçado, que Norman tem uma gigantesca proteção por sua mãe, ele matou o próprio pai por agredi-la e tentou matar o irmão por zombar dela, ele parece entrar em um estado de transe psicótico, onde ele perde a razão do real, e é guiado pela mente de sua mãe, demonstrando já ter outra personalidade.   
 (Norman quase mata seu irmão acreditando que ele faria mau a Norma)
                                                                    
Na série também tem um lado sombrio, várias vezes mostrando o comportamento de um psicopata, o que leva a duvidar algumas vezes o que ele realmente é.  
Suas Vítimas
Norman Bates como assassino em serie, tem um padrão de vítimas que se resume, nas mulheres por quem sente atração e as pessoas que podem prejudicar ou falar de sua mãe, quando encontra uma dessas pessoas, sua personalidade muda, e a personalidade da mãe vem a tona.  
Livros. 
 Psicose:Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion  foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores. 
 Psicose 2 livro:Norman Bates(disfarçado de freira) escapa do asilo mental onde ele foi internadoa, no final do primeiro romance A polícia acredita que Bates não sobreviveu à sua tentativa de fuga por causa de um incêndio. No entanto, uma contagem crescente mortos faz com que o médico a suspeitar de que Bates foi  para Hollywood, onde um filme baseado em seus crimes da vida real está sendo filmado. Ele então vai lá. 
 Psicose a Casa:Dez anos depois da morte de Norman ", um empresário local reconstruiu o Bates Motel em Fairvale como uma  atração turistica. Amy Haines viaja para o infame "Psycho House" para escrever um livro sobre Bates quando misteriosos assassinatos começam a ocorrer. Haines enfrenta resistência por parte da comunidade, quando ela pede a ajuda de um grupo para investigar os assassinatos. 
Filmes sequencias: 
 
Psicose 2:Depois de vinte e dois anos internado em um sanatório, Norman Bates (Anthony Perkins) é considerado apto para se reintegrar à sociedade. Ele então retorna à velha mansão e ao seu motel, mas algumas pessoas o consideram ainda perigoso e tentam evitar sua reintegração na sociedade. 

Psicose 3:Norman Bates (Anthony Perkins) segue no comando de seu pequeno hotel. Para ajudá-lo nas tarefas do local ele contrata Duane (Jeff Fahey), um guitarrista que topa qualquer emprego por dinheiro. Ele tem duas novas hóspedes: Maureen Coyle (Diana Scarwid), que deixou há pouco tempo o convento em que vivia, e Tracy Venable (Roberta Maxwell), uma jornalista que está preparando um artigo sobre serial killers. Logo Norman se apaixona por Maureen, mas alguém vestido como sua mãe passa a matar as pessoas que rondam o hotel, uma a uma. 
 
Psicose 4:Norman Bates (Anthony Perkins) deixou a clínica mental onde estava internado, após alguns anos no local. Ele se casou com a enfermeira Connie (Donna Mitchell), que espera um filho seu. Entretanto, Norman teme que seu filho tenha os mesmos problemas mentais que ele teve. Um dia, ao ouvir um debate em um programa de rádio, onde o matricídio está em discussão, Norman resolve ligar para lá. Ele passa a contar uma série de fatos ocorridos em sua infância, envolvendo sua mãe Norma (Olivia Hussey). 
 
A saga Psicose é incrivel, única, todos os listados a cima são altamente recomendados, incluindo a série, Bates Motel, que é a melhor série que tem no momento para mim.
 
Nome:Norman Bates. 
Estilo:Obsessão por mãe, duas personalidades, esfaqueamento, dono de motel. 
Vítimas:Número Desconhecido. 
Idade:20 no filme, 40 no livro. 
Atuado Por:Anthony Perkins em Psicose 1,2,3,4, Vince Vaughn no remake, Freddie Highmore na série. 
 
Destino:No último filme ele é casado com uma enfermeira que espera seu filho.  
Essa foi a primeira matéria que eu escrevo aqui, espero esperar todo o sábado, se gostou eu só peço que comente e compartilhe, faça perguntas se quiser, eu responderei, obrigado e até a próxima.

Tópico: Norman Bates, O Dono do Bates Motel, Análise Psicológica.

Doença do Norman

Eu não entendo de doenças mentais... Porém adoro os filmes sobre o tema. Gostaria muito se alguém que entende do assunto pudesse explicar. Será que além do transtorno dissociativo ele tem também um tipo de esquizofrenia. Pelo menos na série ele parece ter mais de jm problema.

Transtorno Dissociativo de Identidade

Transtorno dissociativo de identidade (anteriormente conhecido como distúrbio de personalidade múltipla ou transtorno de múltiplas personalidades) é uma condição psicológica complexa que é provavelmente causada por muitos fatores, incluindo trauma grave durante a primeira infância (abuso físico, sexual ou emocional geralmente extremo, repetitivo).
Transtorno dissociativo de identidade é caracterizado pela presença de duas ou mais identidades distintas ou cisão de estados de personalidade que continuamente têm poder sobre o comportamento da pessoa. Com transtorno dissociativo de identidade, há também uma incapacidade de recordar informações pessoais que é muito séria para ser explicada como mero esquecimento. Com transtorno dissociativo de identidade, há também variações de memória altamente distintas, que flutuam com uma dupla personalidade da pessoa.

Re:Transtorno Dissociativo de Identidade

Mas vemos que a outra personalidade é ciumenta, egoista, possessiva e um serial killer.

Norman

Muito interessante seu post... Eu realmente, não sabia que tinha psicose II III e IV... Minha dúvida, depois de assistir a série, continua sendo se o Norman é Psicotico ou Psicopata.... Vou continuar minha busca.

Re:Norman

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Transtorno_dissociativo_de_identidade

Re:Norman

A mãe era totalmente bipolar. O filho cresceu inseguro, frágil e dependente da proteção da mãe. Ela era extremamente instável e gerou toda a ansiedade e perturbação emocional e mental no filho.
Na verdade, todos são vítimas

Re:Re:Norman

Bom dia!
Gostaria de saber mais sobre os traços de bipolaridade da mãe descrito por ti. Grata.

Re:Re:Norman

Acredito que seja boderline as mudanças de humor eram rápidas

Re:Norman

Psicopata ele não é, pois psicopatas não desenvolvem sentimentos por outras pessoas. Talvez possa dizer que Norman acaba desenvolvendo Transtorno Dissociativo de Identidade, mas ainda sim é bem confuso :/

Re:Norman

Norman na série é apenas psicótico.
Psicopata não ele tinha sentimentos

Novo comentário